Notícias do mercado imobiliário
Construção deve crescer 2,3 por cento em 2024, acima da expectativa anterior, diz Cbic
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) anunciou uma revisão positiva nas expectativas de crescimento para 2024, elevando a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do setor de 1,3% para 2,3%. Este otimismo se deve ao aumento das contratações, expectativas positivas de compras e lançamentos por parte das empresas, e uma visão favorável para o crescimento econômico do Brasil, além de ajustes no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Contudo, a Cbic expressou preocupações com a diminuição dos recursos da caderneta de poupança desde 2020, impactando o financiamento imobiliário, e o aumento do financiamento de imóveis usados com recursos do FGTS, o que pode afetar a produção e a criação de empregos no setor. Houve crescimento maior no financiamento de imóveis usados em comparação com imóveis novos no primeiro trimestre de 2024.
Apesar dos desafios, como o aumento dos custos de construção, desde materiais até mão de obra, há um clima de otimismo entre os empresários do setor, refletido na expectativa de compra de insumos e matérias-primas.
Além disso, houve um aumento de 6,71% no número de profissionais registrados na construção em fevereiro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O dado reforça avaliações de que o Brasil passa por um momento de recuperação e crescimento para o setor.